top of page
Buscar

Google Earth vai trazer imagens aéreas de até 80 anos atrás

  • Foto do escritor: Miriam Freitas
    Miriam Freitas
  • 28 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

O Google Earth anunciou que vai atualizar o acervo de imagens aéreas antigas da plataforma e incluir imagens de até 80 anos atrás. De acordo com a desenvolvedora, será possível ver registros históricos de décadas passadas a partir na versão web e no aplicativo para dispositivos móveis.


ree

Nem todas as regiões vão receber imagens mais velhas — isso depende dos acervos disponíveis. Porém, o Google confirma que cidades como Berlim (Alemanha), Londres (Inglaterra), Paris (França), São Francisco (EUA) e Varsóvia (Polônia) terão registros da década de 1930 no Earth.


Para exemplificar, a empresa publicou uma visão aérea da cidade de São Francisco tirada em 1938 por pilotos de avião do aeroporto de Oakland, também nos EUA. O resultado, em preto e branco, permite comparar a zona portuária da cidade com as imagens de satélite de 2024 e mostra como o uso das docas mudou após tantas décadas.


O Google informa que as imagens históricas podem ser usadas apenas para efeito de curiosidade, como quem quer saber a vista de uma cidade no passado, mas também são úteis para pesquisadores e estudantes que analisam a evolução de um certo local com o passar do tempo, especialmente com o efeito de mudanças climáticas.


ree

Google Earth compara imagens aéreas de São Francisco em 1938 (acima) e 2024 (abaixo) (Imagem: Reprodução/Google)


Disponível em breve


A Gigante de Mountain View ainda não traz uma data de lançamento, mas informa que a novidade será liberada em breve no Earth e poderá ser acessada via Timelapse — vale lembrar que o recurso permite criar um vídeo com a linha do tempo de uma imagem de satélite de 1984 até os dias atuais. 


Além disso, a empresa também anunciou uma grande atualização no Google Street View que expande o acervo em cerca de 80 países, incluindo o Brasil. Países como Bósnia e Herzegovina, Namíbia, Liechtenstein e Paraguai receberam as imagens das ruas no Maps pela primeira vez com a mudança.

 
 
 

Comentários


bottom of page